A empresa municipal Praia Ambiente iniciou, esta sexta-feira, 22, a distribuição de mais de três mil ecobags – sacos para a reciclagem – por toda a comunidade escolar do concelho da Praia da Vitória.

Com o objetivo de sensibilizar para a importância e para os benefícios da separação de resíduos, os alunos e professores irão receber, também, materiais informativos sobre a reciclagem.

Tiago Ormonde, vereador da autarquia praiense e presidente do conselho de administração da Praia Ambiente, refere que “esta iniciativa visa sobretudo sensibilizar a população escolar para a importância da reutilização e da reciclagem, mas também educar para uma correta separação de todos os resíduos que nós produzimos, sendo os ecobags elementos facilitadores deste processo”.

“Nós sabemos que as crianças e os jovens têm uma grande capacidade de aprendizagem e, muitas vezes, são eles que ensinam os pais ou outros familiares mais velhos, tendo por base experiências que tenham tido. Seguindo esta lógica, esperamos que sejam eles a fazer com que todos à sua volta pensem na importância de separar o lixo que produzem nas suas casas, a fim de se tornarem cidadãos mais conscientes e participativos no processo de mudança”, acredita o autarca.

Cada aluno terá um conjunto de três sacos, um para o vidro, um para o papel/cartão e outro para o plástico/metal/embalagens ECAL. Com o intuito de se reciclar na sala de aula, o professor receberá um conjunto idêntico, mas terá, também, um elemento elucidativo sobre a reciclagem, para ser apresentado em aula, fruto da campanha online feita pelo gabinete de Educação Ambiental da Praia Ambiente.

“É cada vez mais necessário preparar as gerações futuras e incutir-lhes comportamentos que irão contribuir para a nossa qualidade ambiental e para a melhoria contínua da nossa qualidade de vida. Só assim conseguiremos um município mais verde e mais saudável, onde todos possamos viver em equilíbrio”, acredita Tiago Ormonde.

Esta atividade está inserida no plano estratégico da empresa municipal de sustentabilidade ambiental do Concelho.

Praia da Vitória, 22 de janeiro de 2021

Gabinete da Presidência