A Estação de Tratamento de Água Residual (ETAR) da Praia da Vitória recebeu a visita de alunos da Escola Secundária Vitorino Nemésio. Estiveram presentes duas turmas, uma do curso de Profij- nível IV – técnico de Operador/a Agrícola e uma turma de alunos do 7º ano.

Nesta visita, ficaram a conhecer como funciona a ETAR, cujo o tratamento é de lamas ativadas, e qual a importância do tratamento das águas residuais para a proteção do meio ambiente, em especial o meio marinho.

Os alunos aprenderam que através das atividades humanas domésticas, como cozinhar, tomar banho, lavar os dentes, a água utilizada desloca-se para os esgotos, sendo encaminhada para a ETAR aonde se procedem a vários tratamentos antes de ser lançada para o mar.

Puderam também observar os diferentes equipamentos e como se efetua o tratamento das lamas e o seu acondicionamento em contentor para depois transporte para a entidade gestora a TERAMB.

Finalmente, visitaram o laboratório da ETAR verificando no local como se efetuam as análises diárias necessárias à operação da mesma.