A Câmara Municipal encontra-se a desenvolver a oficina de trabalhos manuais “Só porque é Carnaval não vale tudo”, iniciativa que envolve um total de 260 crianças com idades entre os três e os cinco anos, a fim de sensibilizar os mais pequenos para a reutilização e poupança do papel como forma de salvar as árvores.
A iniciativa, que decorre até 28 de fevereiro no Centro de Interpretação Ambiental localizado no Paul da Pedreira na freguesia do Cabo da Praia, visa assinalar a época de Carnaval, através da conceção de máscaras com papel reciclável.
Raquel Borges, vereadora com o pelouro do Ambiente, acredita “na importância de sensibilizar as crianças para a reciclagem como medida mitigadora e necessária à sustentabilidade ambiental. Incutir bons hábitos relativamente à reutilização e poupança de resíduos, sendo a utilização adequada do papel uma responsabilidade que nos envolve a todos, pelo que a autarquia mantém a aposta em atividades que contribuam para a partilha de experiências relacionadas com esta temática”.
“Esta oficina tem a particularidade de reunir as vertentes teórica e prática da reutilização de papel e cartão aplicadas à construção de uma máscara de Carnaval. Antes da atividade prática há um breve momento de explicação e elucidação sobre a importância das árvores enquanto seres purificadores do ar e da necessidade de se aumentar o seu número quer através da plantação, nos casos em que tal seja possível, quer através da poupança de papel, evitando assim o seu abate. São ainda introduzidos os conceitos de reutilização e reciclagem como formas de poupança de papel, estes sim, ao alcance do simples gesto de cada um”, referiu a vereadora da Câmara Municipal.
“Trilhar caminhos que contribuam para a preservação e bem-estar do meio-ambiente é uma das bandeiras da Câmara Municipal da Praia da Vitória. Pretendemos, no futuro, dar continuidade a ações que envolvam as nossas crianças na persecução de um futuro equilibrado e próspero”, sublinha a autarca.
Praia da Vitória, 12 de fevereiro de 2020
Comentários recentes