Embora ainda não existam dados concretos, estima-se que, em Portugal, cerca de 50 mil refeições diárias são deitadas para o lixo. Fazendo as contas, daria para alimentar 360 mil portugueses com carências alimentares.

Além disso, este valor traz consequências ambientais, pois os alimentos não consumidos e deitados fora, o denominado lixo orgânico, aumenta a produção de gases com efeito de estufa.

Face a esta inacreditável realidade e aos problemas ambientais que atravessamos, a Direção Regional do Ambiente pretende combater o desperdício alimentar na Região, através da iniciativa “Desperdício Zero”.

Uma vez que estas perdas se verificam ao longo de toda a cadeia de abastecimento alimentar, nomeadamente na exploração agrícola, na transformação e no fabrico, nos restaurantes e, também, nas habitações, a entidade tem vindo a desenvolver atividades para que os açorianos comecem a alterar os seus hábitos.

Algumas das dicas são planear as refeições e elaborar uma lista de compras antes de ir ao supermercado, utilizar frutas e legumes mais maduros, antes dos mais verdes, reaproveitar as sobras para a preparação de futuras refeições, cozinhar apenas as quantidades necessárias ou congelar os alimentos confecionados que sobraram.

Desta forma, também estamos a melhorar a nossa economia familiar.

Relacionado com o combate ao desperdício está a valorização da reutilização e da reciclagem. Ao reaproveitarmos o lixo, dando origem a um novo produto, estamos a poupar a Natureza e, em seguimento, a nossa qualidade de vida.

A Praia Ambiente encarrega-se da divulgação da “Política dos 4R’s”, fundamental para diminuir o consumo de energia, de matérias-primas, de recursos naturais e da quantidade de resíduos que depositamos em aterros.

O Governo Regional lançou, também, conselhos para que se reduzisse a produção de resíduos. Por exemplo, a utilização de materiais de longa duração e não descartáveis, a preferência por sacos reutilizáveis, comprar produtos locais, incentivando a economia da Região, ou dar uma nova vida a tudo aquilo que nos rodeia.

É através de todos estes gestos que podemos adotar diariamente que fazemos a diferença!